Manifesto Nación Pachamama

Nossa Mãe está queimando!

Brasil, Agosto de 2019

 

A nossa Mãe está queimando! Hoje, agora, te chamamos a unir tua voz ao clamor da Madre Selva, que agoniza num estado inquestionável de calamidade e emergência. Chegamos a ti porque sentimos que a maior força que existe é de seres que, ainda com aparentes diferenças, permitem-se confluir no rio subterrâneo dos corações. Nossa Mãe está queimando!

 

A Amazônia não é um mero espaço, é uma Grande Mãe, uma poderosa Deusa Silvestre, Livre e Selvagem, que mantém delicados equilíbrios planetários que ainda sequer entendemos completamente. O que chamamos de Amazônia é um gigantesco oceano de Vida, que serve ao planeta e seus seres, oxigenando, refrescando, regenerando as pegadas de destruição que nossa civilização imprime a cada dia na Terra. É o centro sagrado e feminino da Terra, o seio que dá o leite de vida que sustenta a nós e a tudo que conhecemos.

Nós mesmos somos a Terra que está ardendo!

Fazemos um apelo, que a enxerguemos inteira, viva, índia... não como uma instituição de meio-ambientes separados, senão como um conjunto de singularidades minerais, vegetais, animais, humanas, encantadas, sensíveis, que harmoniosamente trabalham, respiram e entregam seu existir ao cuidado e nutrição desta Madre Selva, que dá luz à Vida e é o próprio Alento de todo o planeta.

A Nación Pachamama se manifesta contra o extermínio cruel de milhões de árvores, de animais selvagens, de seres humanos, de rebanhos condenados à morte pela sua carne, de rios milenares envenenados e barrados, que mesmo aplastados, como imensas e generosas mães, seguem dando vida a incontáveis ecossistemas. Repudiamos o assassinato e perseguição dos filhos da Madre Selva, os povos originários da nossa humanidade, nossos irmãos indígenas, maltratados e violentados pelo poder comercial e oficial, que fingem defender o bem-estar e o interesse da nossa casa comum.

 

Viemos neste manifesto nos unir às vozes de todos os seres, preocupados por esta situação abominável, e exigir do governo do Brasil e das entidades responsáveis que tomem todas as medidas para deter os incêndios florestais na Grande Mãe Amazônia, e que se garanta que os bosques, fontes de água e populações da maior concentração de biodiversidade e matéria viva do mundo sejam respeitados, protegidos e libertados de todo o dano causado em decorrência da ambição dos seres humanos e da brutalidade do capital.

Irmã, irmão latino-americano e de todas as partes! Levantemo-nos hoje, agora!

 


Nossa Mãe está queimando!
Em fraterno Amor por todos os seres
Movimento Nación Pachamama.

 

Acompanhe

  • YouTube Basic Black
  • Facebook Basic Black